Londres, 2016
“Character Building, Equality & Wellbeing”
Esta quinta edição, realizada nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, com o título “Character Building, Equality & Wellbeing”, contou com a participação de peritos de diferentes países para discutir aspectos de grande relevância no atual contexto educativo e social: Igualdade entre homens e mulheres e bem-estar, entre outros.
Daniel Moulin da Universidade de Warwick (Reino Unido), apresentou o conceito de identidade como uma base para a construção do caráter, auxiliando na análise e preparação de programas educacionais. De acordo com Moulin: “… para desenvolver um bom caráter, todo mundo precisa de uma ferramenta sólida e um firme senso de quem você é e quem você quer se tornar. Mestres são modelos para seus alunos … e cada aluno cresce observando a pessoa adulta como um bom exemplo “.
Francis Campbell – Chanceler da St. Mary’s University (Reino Unido) e consultor sobre política educacional para o governo britânico – discutiu a relação entre valores, virtudes e educação e o seu papel na missão de qualquer instituição educacional. Assim, ele respondeu à pergunta “Como devemos ensinar uma série de virtudes aos alunos?”: “Eu acho que especialmente com a prática. Se você focar em “como as coisas são feitas”, em “como somos diferentes “, convida as pessoas a agir assim, sem fechar a porta às diferenças. O ambiente acadêmico é um abraço entre diferenças, uma troca de visões “.
Além disso, Dobrochna Lama, presidente da Associação Sternick da Polônia, explicou como o processo de formação de caráter requer o desenvolvimento de habilidades que são dirigidas pela inteligência em um ato livre. A construção do caráter tem que ser então, missão do aluno que deve estar ciente de seu propósito e aprender a se comprometer a um esforço sistemático nesta área.
Além disso, mais de 150 participantes puderam ouvir e trabalhar em diferentes oficinas relacionadas com a igualdade, projeto profissional do aluno e educação personalizada, com especialistas de universidades, iniciativas e escolas de todo o mundo.
Representantes de outras associações de educação universitária – NCGS, IBSC e GSA – também compartilharam seus conhecimentos na mesa-redonda de especialistas “Construindo o caráter nas Escolas single-sex”. David Armstrong, Diretor Executivo do IBSC, enfatizou o papel da escola single-sex no processo de maturação do aluno: “A escola single-sex permite aos alunos maior liberdade de expressão, mais liberdade para explorar sua própria identidade, mais liberdade para decidirem por si mesmo o que querem fazer, em seus talentos e de que modo eles podem beneficiar a comunidade “(David Amstrong, IBSC-EUA).
EASSE é uma organização sem fins lucrativos que reúne pessoas e instituições educacionais de mais de 16 países europeus interessados em desenvolver e promover a educação single-sex como uma proposta pedagógica organizacional.
Fonte: http://www.easse.org/en/content/489/Londres+acoge+el+V+Congreso+de+EASSE+/