screenshot_20200406-084107_google-768x772-1

Quarentena: como aproveitar ao máximo o seu “novo normal”

Por que não aproveitar esse período para tornar sua vida diferente ou, talvez, melhor do que era antes da pandemia?

Você está esperando a vida voltar ao normal? Esperando e rezando para que você possa ter uma vida social novamente em breve? Ou, mais importante, que você possa trabalhar novamente?

Eu também! Enquanto isso, a vida que estamos tendo agora, em quarentena ou isolamento, é a nossa vida! Este é o novo normal, e essa parte socialmente distanciada e estranha dela é tão importante quanto aquela vida que tínhamos antes do vírus.

É fácil desejar que as coisas sejam diferentes. Mas vamos mudar o foco e usar esse tempo com sabedoria.

Um dos meus exemplos favoritos disso é de um livro chamado He Leadeth Me. O autor, é Walter Cizek, um homem incrível, que tinha um plano de falar sobre Jesus para a população da Rússia. Era o sonho da vida dele. E, em vez disso, ele foi colocado em confinamento solitário e, após, em um campo de trabalhos forçados durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de muito sofrer, ele percebeu que tinha que viver a vida que lhe fora dada, não a que ele desejara. E uma vez que ele fez essa mudança de pensamento, seus dias se tornaram mais significativos – e até frutíferos.

Então, como podemos tirar mais proveito da nossa versão do confinamento, desse novo normal? Para muitos de nós, isso significará um ritmo de vida mais lento, centrado em casa. Veja só:

  • Você pode ter mais tempo livre à noite e pela manhã;
  • Você pode ter mais silêncio;
  • Você pode ter mais tempo de qualidade com seus filhos;
  • Você pode ter menos tempo no carro;
  • Você pode ter menos compromissos.

É tentador preencher seu tempo com barulho e distrações para ajudar a compensar o fato de você não poder ver pessoas. Resista a essa tentação! Leia menos notícias. Assista a filmes e ouça livros e músicas que desafiam você!

Não vale assistir a um programa de televisão que você já viu antes – tente algo novo que exija mais atenção. Evite passar muito tempo nas mídias sociais. Em vez disso, use esses momentos raros para investir em relacionamentos: converse de verdade com as pessoas com quem você mora ou com pessoas distantes, usando seu telefone e a internet. Escreva algumas cartas significativas para as pessoas que você ama ou com quem raramente conversa, mas que mudaram sua vida de alguma maneira.

Que tempo de oração você pode adicionar à sua vida agora que antes era impossível? Tente rezar o Angelus ou confira a Liturgia das Horas. Leia a história do santo do dia. Reze o Rosário e tente assistir à Missa diária virtual.

Invista suas horas nas pessoas. Invista em oração. Invista na restauração da ordem de sua vida. Por que não aproveitar esse período para tornar sua vida diferente ou, talvez, melhor do que era antes da pandemia?

Normalmente, nossos dias são fragmentados e cheios. E com a internet, temos todas as possibilidades de viver a mesma realidade agora. Mas, essas circunstâncias únicas nos dão uma oportunidade sem precedentes de dar um passo atrás. Podemos criar uma programação diária sem ter que focar nos deslocamentos e em nossas atividades extracurriculares normais. Temos mais tempo não programado. Como vamos usá-lo? Muitas coisas boas que costumávamos fazer toda semana agora estão em espera, então vamos encher nossas vidas com coisas boas para substituí-las. Vamos deixar que esse período de tempo nos ajude a ser melhores do que éramos antes.

Cecilia Pigg 

https://pt.aleteia.org/2020/04/01/quarentena-como-aproveitar-ao-maximo-o-seu-novo-normal/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »