As questões de gênero têm sido o centro de muitos estudos de pesquisa educacional nas últimas décadas, desencadeados pelas respostas diferenciais das meninas e dos meninos à escolaridade. As porcentagens de retenção diferencial, uma aparente diferença de gênero no desempenho entre meninas e meninos, as opções das disciplinas no GCSE[1] e o nível A, as porcentagens de acesso à universidade, foram examinadas, com resultados ambivalentes.
Esta pesquisa analisa um aspecto desse debate de gênero: pedagogias efetivas para o aprendizado das meninas. Ao fazê-lo, tentamos considerar se as meninas e os meninos aprendem melhor nas salas de aula single-sex, se a tarefa docente se vê facilitada nessas salas de aula, se as meninas e os meninos possuem estilos de aprendizagem diferentes, se existem pedagogias mais apropriadas para as meninas e se são diferentes das pedagogias que ajudam na aprendizagem dos meninos.
A essência da revisão, no entanto, é apoiar os professores: ajudar os professores a identificar, em seus próprios contextos, estratégias de aprendizagem e ensino que permitam que as meninas maximizem seu próprio potencial e obtenham sucesso em sua educação.
Fonte: http://www.diferenciada.org/node/1084
[1] General Certificate of Secondary Education (GCSE) é uma qualificação acadêmica obtida em uma matéria especifica, geralmente por estudantes aos 16 anos de idade. Em média os estudantes escolhem 8 matérias, sendo que o mínimo é 6. Três disciplinas são obrigatórias: língua inglesa (não inclui literatura, que é uma disciplina separada e opcional), ciências (compreende o básico de biologia, física e química, que também podem ser estudadas separadamente com mais profundidade) e matemática (há disciplinas opcionais para estudar áreas específicas da matemática com mais profundidade); mas é possível selecionar outras dentre uma série de opções, tais como biologia, música, negócios, teatro, geografia, contabilidade, história, química, literatura inglesa, direito, estatística, economia, física, religião, computação etc. As opções de disciplinas variam conforme a escola e as notas finais variam de A* – A – B – C – D – E – F.