screenshot_20201020-124531_google

Filho com dificuldade na escola: como ajudar a criança no dever de casa?

Para crianças com dificuldades na escola, o tempo de dever de casa é muito cansativo. A seguir encontre algumas dicas para ajudá-los a assimilar melhor as lições

“Quero que Cosme seja feliz, mal posso esperar que ele saia dessa bagunça e descubra para o que foi feito”, diz Armelle, uma jovem mãe de três filhos. Cosme está na quinta série. Ele é um menino gentil e corajoso. Ele consegue estudar regularmente, dar o melhor de si, mas os resultados não chegam, e ele tem dificuldade na escola. “É difícil para ele ver que outras pessoas podem seguir em frente com mais rapidez”, diz sua mãe.

Na verdade, crianças com pouca escolaridade ainda não têm todas as habilidades necessárias para o mundo escolar. Ela é lenta, e se perde facilmente. Ela tem dificuldade de concentração e precisaria de calma, isolamento, o que nem sempre é possível em sala de aula. Além disso, ela luta para compreender conceitos. Ela “capta” menos rapidamente o que é abstrato.

Essas dificuldades muitas vezes levam a criança a ser muito tímida ou, pelo contrário, a ter uma certa arrogância. A tristeza de não conseguir muitas vezes traz ansiedade e depressão ou irritabilidade, se nada acontecer para contrabalançar. Essa criança, menos atraída pela escola do que outras, porém, tem uma necessidade ainda maior de estudar em casa. O dever de casa noturno é muito útil para preencher lacunas criadas durante as aulas. Marine, uma jovem professora, relembra: “Este momento dá-lhe a oportunidade de ter um apoio individual adequado”. Mas como esse tempo de trabalho individual pode ser benéfico, sem estresse quando os resultados são decepcionantes?

Adapte-se à criança para ajudá-la a progredir

Primeiro, a consistência compensa; com todas as crianças, mas ainda mais com as que têm dificuldades. Hermine, professora, diz: “É melhor pedir dez minutos de atenção todas as noites, em vez de uma hora de vez em quando.” Provavelmente, a maneira mais fácil é fazer a lição de casa logo após a hora do lanche, em vez de interrompê-la com algum tempo de relaxamento prolongado. “No entanto, crianças em dificuldades muitas vezes são sujeitas a consultas com fonoaudiólogos, psicólogos, acrescenta Hermine. A agenda deles é muito pesada. “É por isso que Marie colocou um pouco de flexibilidade na organização que ela criou para cuidar de sua filha: “Quando Camille me diz: “Eu quero brincar”, eu dou a ela esse tempo para que está “inflado” e disponível. Isso não impede o estabelecimento de um cronograma para ajudá-lo a começar”. 

“Certamente é um momento importante para todos”, continua Marine, também professora. Com alguém que luta para voltar ao ritmo de trabalho, o melhor é estabelecer as regras, não esquecendo de envolvê-la. Eric percebeu que seu filho estava muito cansado e chateado à noite. Ele deu a ideia de dividir o trabalho. Tudo ficou melhor já que o fazem por cerca de 20 minutos pela manhã, quando ele está mais descansado.

Objetivo número um: concentração

Quanto à duração, a criança não tem a mesma noção de tempo que o adulto, e facilmente ultrapassa o limite. “Para os mais lentos, é melhor fixar também a hora do fim, e não desistir! Você não pode exceder meia hora na primeira e segunda série, 45 min para terceira e quarta série e uma hora para o fundamental II. Se a atividade requer muito, paramos e conversamos com o professor que vai reajustar o trabalho”, recomenda Marinha.

Entrar nas condições certas torna as coisas mais fáceis. A calma é essencial: sem música, TV ou videogame por perto, para eliminar qualquer fonte de distração. Objetivo: concentração. E apenas no que deve ser assimilado. “Com vários filhos, é mais difícil. É melhor então deixar quem sabe trabalhar de forma independente, isolar-se com quem precisa de ajuda, acrescenta Hermine. Truques: colocar o último na frente de um jogo ou filme, trocar com o vizinho. “As crianças que não estão bem na escola se distraem com coisas triviais. Um quarto arrumado e um escritório arrumado os ajudam a recuperar o ânimo. Por exemplo, Armelle se senta na cozinha com Cosme: ele está sentado de costas para a janela, em um mundo despojado: “Ele está mais concentrado e mais motivado para sair da sala!”.

Alguns professores têm o hábito de fazer alguns exercícios de relaxamento antes de trabalhar. Por que não fazer o mesmo em casa? “Fiz treinamento no método Vittoz, que me abriu novos horizontes”, continua Hermine. Ajuda a criança a se concentrar, convidando-a a entrar em sintonia com suas sensações corporais. É fácil de implementar. Em casa podemos fazer alguns pequenos exercícios baseados na respiração, nos pontos de apoio como os pés, as costas…”.

Escolha a pessoa certa para ajudar a criança

A criança em dificuldade não consegue trabalhar de forma independente. Ele precisa de um adulto que seja um guia calmo e encorajador. Fácil de dizer, mais difícil de encontrar. Idealmente, pensa Marine, ele é um dos pais. Se ele perder a paciência ou não tiver a disponibilidade necessária, é melhor chamar uma pessoa externa. Mas cuidado! Quantas crianças foram desencorajadas por alunos que certamente são muito eruditos, mas não muito educados! “

Jovem aposentada, Alix é uma ex-professora que ajuda alunos em dificuldade: “O guia deve estar motivado e disponível. O aluno e seus pais estão muito desanimados. É preciso entusiasmo para restaurar a confiança, sem ser muito gentil, para estabelecer uma estrutura e para manter muita benevolência. Não julgamos a criança, mas o resultado. Incentivamos o que é positivo, nos permitimos crescer!” Armelle chama sua mãe.

“Não preciso olhar para trás e gostaria tanto que Cosme fizesse isso, que às vezes peço demais dele. Mamãe tem mais paciência; tampouco sofre do estresse da organização familiar. Às vezes, o estudo dirigido é bom. “No entanto, um estudo verdadeiramente eficaz não deve exceder oito alunos”, diz Marine. Devemos ser capazes de dar um tempo significativo a todos. E certifique-se de que a corrente está fluindo entre o tutor e a criança. Frequentemente, há uma boa motivação e as interações são interessantes. Os alunos podem ajudar-se, dar-se explicações diferentes das do professor, por vezes mais compreensíveis”.

O apoio em casa não pode ser concebido sem um diálogo real com a escola. Como professora, Hermine está atenta ao trabalho deixado de lado pela criança: “Não se deve perder tempo. Temos um verdadeiro trabalho de equipe para colocar em prática com os pais do aluno para decifrar um bloqueio. Percebo uma possível desmotivação e encontro um momento do dia para explicar, incentivar. Sempre percebi que depois de ver os pais, a criança fica melhor, mesmo que o problema não esteja totalmente resolvido. Não nos privemos disso! “

Adote uma atitude positiva perante a dificuldade na escola

Em seu livro Ajudando crianças com dificuldades educacionais (Odile Jacob), a psicóloga Jeanne Siaud-Fachin explica que a criança deve saber para onde está indo e como: “O quadro deve ser claro para que não não perca. Vamos definir metas intermediárias e cada passo dado estimulará o esforço a ser feito posteriormente. Finalmente, vamos informar frequentemente a criança sobre seu desempenho. Ele precisa saber imediatamente se está no caminho certo. “Armelle optou pela obra: de acordo com a professora, decidiu investir em português e matemática, deixando o inglês para trás. “Começamos com o que me parece mais importante. Se houver dificuldade no dia seguinte, trabalhamos prioritariamente, mesmo que isso signifique não fazer o resto. “

O diálogo com a criança é antes de tudo estimulá-la. A ação deve ser reconhecida e não apenas o resultado. “Tudo o que é positivo deve ser valorizado. Um aluno que procurou uma resposta, mas não encontrou, deve ser encorajado: é o trampolim para a próxima etapa, diz Hermine. Não subir muito alto, mas sozinho, como Cyrano de Bergerac, é o início do sucesso! Elogios também podem estar relacionados à forma. “Presto atenção ao caderno bem guardado, à pasta bem preparada na escola e parabenizo meu filho por isso”, explica Armelle. Ele se esforça para prestar atenção ao que parece ser um detalhe, mas que é um pré-requisito para o sucesso. “

Adotar uma atitude positiva é estimular. Marie está proibida de gritar. “Prefiro parar a sessão, sair da sala e recuperar a compostura. Caso contrário, Camille chora. Também posso mandá-la sair por cinco minutos para uma pausa no meio de um esforço. Finalmente, o humor se acalma e restaura a confiança. “Armelle junta-se ao filho: Lemos aos pares, fazemos os exercícios um após o outro ou nos revezamos na recitação. Os exemplos que dou o estimula”.

Uma palavra-chave: regularidade de trabalho

Como ajudá-lo a memorizar? Cada um de nós tem uma maneira de abordar o aprendizado. Saber que tem uma memória mais auditiva, mais visual ou mais cenestésica permite adaptar o método utilizado para “rentabilizar” os esforços desenvolvidos. “Descobrir o seu estilo”, explica Jeanne Siaud-Fachin, “é dar-se a oportunidade de dominá-lo: quando não sabemos como trabalha, sofremos. Além disso, outras pessoas, especialmente os adultos em relação às crianças, tendem a impor seu próprio caminho. “Por fim, Marine sugere, ajude a criança a se antecipar para assimilar totalmente a lição. E assim que receber as tarefas, o ideal é distribuir o trabalho levando em conta essa sobrecarga”. Uma criança em dificuldade não conseguirá revisar um teste inteiro no dia anterior para o dia seguinte. Durante o estudo, é bom ajudá-lo a se colocar na situação de ser questionado: que ele possa imaginar as perguntas feitas e suas respostas.

“Antes de começar um exercício, sempre descobrimos a que parte do curso se refere”, explica Odile, ex-professora que ajuda crianças há mais de vinte anos. Certifico-me de que eles entenderam e, o mais importante, aprenderam a nova regra. Uma única leitura não permite que a criança assimile o suficiente”. Relendo as aulas, ela sublinha as palavras-chave, elabora arquivos, usa e abusa de cores, diagramas ou figuras para melhor compreender e memorizar. “Para que essas crianças mais lentas não percam a autoconfiança, ensino-as a pensar em voz alta. Por exemplo, durante um ditado, peço que digam a natureza da palavra, com o que ela concorda ou não… Eles descobrem que vale a pena ser minucioso”, continua com entusiasmo.

Valorizar os momentos de sucesso

Todos os professores concordam que revisões regulares serão necessárias para quem tem dificuldades na escola, mais do que para qualquer outra criança. “Aconselho os pais a fazerem regularmente uma mini revisão de novas aquisições nos principais assuntos. Se necessário, um livro de apoio será dedicado aos exercícios em casa, às regras e exceções revisadas em conjunto.”, acrescenta Odile.

“Estou investindo nos pontos fortes da minha filha”, diz Marie. Ela é muito manual, eu faço desenhos. Ela gosta muito desse momento privilegiado em que ela consegue dar o seu melhor, quando se dá conta de suas habilidades. Nós, pais, também precisamos dessa perspectiva para acreditar que ela será capaz de lidar com a situação. “Há muito tempo faço teatro com crianças em dificuldade”, diz Alix. Ao desempenhar um papel, o jovem recupera a confiança, trabalha a concentração e aprende a sair de si mesmo. Esta é a verdadeira terapia! Christine sugeriu a seu filho Florent que tivesse aulas de culinária. “A escola não funciona; mas atrás do fogão ele sorri novamente. Ele tem uma paciência para doces que me impressiona. Talvez ele trabalhe nesta área?”.

Edifa

https://pt.aleteia.org/cp1/2020/10/20/filho-com-dificuldade-na-escola-como-ajudar-a-crianca-no-dever-de-casa/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »