Imagem-Férias-em-Familia-300x170-1-300x170

Férias: momento de desenvolvimento de habilidades sociais

Férias: momento de desenvolvimento de habilidades sociais

Jogos Culturais

Enfim, chegaram as férias! Depois de muito trabalho e estudos, é hora de relaxar, descansar e se divertir. Nessa época geralmente as crianças estão esperando pelo tempo das brincadeiras, longe da rotina escolar, com tempo para correr e brincar.  Saiba, no entanto, que esse momento pode ser uma grande oportunidade para aprimorar o desenvolvimento de habilidades sociais com seus filhos, de maneira divertida.

Tanto as crianças quanto os adultos absorvem melhor mensagens e conteúdos quando a comunicação é realizada por meio de atividades prazerosas, uma vez que a mensagem é transmitida com leveza e simplicidade.

Nesse sentido, preparar atividades para o período das férias com o intuito de desenvolver habilidades sociais emocionais nas crianças pode ser muito gratificante e eficiente. Abaixo enumeramos algumas opções.

Atividades divertidas

Em viagem ou em casa, algumas atividades promovem a interação da família com um tempo de qualidade que geralmente não sobra no dia a dia.

Montar um acampamento em casa ou no quarto do hotel, por exemplo, pode ser algo bastante divertido. Improvise barracas com lençóis, cadeiras, vassouras e outros apetrechos disponíveis. É importante deixar as crianças montarem as barracas, apenas tomando o cuidado de evitar situações perigosas que possam causar acidentes.

Essa atividade promove a interação, coloca as crianças na posição de decisores ou líderes e estimula o improviso por meio da utilização de objetos comuns do cotidiano com outras finalidades, gerando um tempo agradável em família.

Outra atividade pode ser um jogo de adivinhação, no qual uma pessoa começa fazendo mímicas para os demais adivinharem o que é. Com isso, a criança exercita a maneira de se expressar, estar em evidência e criar soluções alternativas para um problema, uma vez que não é permitido falar.

Lembra-se do jogo “siga o líder”? É uma grande chance de colocar as crianças na liderança, alternando as posições com os demais. Tudo que o líder fizer, os outros têm que copiar. Quem errar paga uma prenda e a posição principal passa para outra pessoa após uma ou mais rodadas.

Passeios

Programar um passeio a um parque, promover o contato com a natureza e brincar de pega-pega em meio às árvores. É impressionante como as crianças se divertem correndo atrás dos amigos ou dos familiares.

Aqui, além de atividade física, a família assume um papel muito próximo ao dos filhos, melhorando a aceitação de ambos e gerando cumplicidade. Aproveite também a proximidade com a natureza para abordar questões de meio ambiente e sustentabilidade.

Se o passeio for com um parente ou amigo que também tenha filhos, além de proporcionar diversão e de trabalhar relacionamentos, os convidados multiplicarão essa prática em suas casas, contribuindo para que mais famílias se envolvam no desenvolvimento das habilidades sociais dos filhos.

Jogos culturais

Entre as diversões cotidianas das crianças, é importante inserir também a cultura. Brincar de teatro pode ser muito útil, inventando peças e seguindo o protocolo de se apresentar, representar, despedir e agradecer. Dessa maneira, suas crianças aprenderão a lidar melhor com a timidez em apresentações públicas, trabalhos de escola, atividades culturais, entre outras situações.

Além das mini peças de teatro, contar histórias trabalha a criatividade, o relacionamento com um público, a ansiedade de não conseguir manter a atenção e a continuidade do raciocínio. As crianças ficam por conta de criar as histórias e a família pode tentar adivinhar o final — e inverter os papéis pode ser uma alternativa interessante.

Piquenique com os amigos

Não é preciso muito para entreter as crianças que estão desejando aproveitar seus dias de descanso da escola — afinal, a mente precisa de uma folga para que os alunos recomponham suas energias e voltem com tudo para mais um ano letivo.

Além de ser uma forma de aprimorar o desenvolvimento das habilidades sociais, o piquenique não exige regras para ser realizado. Pode-se juntar amigos, toda a família, vizinhos, enfim, o importante é envolver todos no preparo dos quitutes. O lugar pode variar, como no quintal de casa, no parque, no clube, entre outros.

Atividades Culturais

São atividades fundamentais para estimular o aprendizado e o senso crítico das crianças, tais como: ir ao cinema, peças de teatro, visitar exposições artísticas, museus, entre outros.

Vale ressaltar que é justamente nos períodos de férias escolares que as melhores estreias dos filmes infantis acontecem. Apresentar essas produções aos pequenos é uma maneira de torná-los encantados pelo universo mágico do cinema.

Outra ótima alternativa é promover um cineminha em casa acompanhado de pipoca e convidar os amigos da escola. É interessante, ao fim do filme, estimular as crianças a debaterem sobre o tema.

Cozinhar

O lugar preferido das crianças é a cozinha? Então que tal realizar atividades de culinárias com elas? Promover um dia gourmet vai exigir muita mão na massa.

Reunir os amigos da escola para essa tarefa é uma excelente ideia. Eles vão adorar preparar cookies, cupcakes, sorvetes, enfim, estarão se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo.

Ler e contar histórias

As atividades de leitura não precisam ficar apenas no ambiente escolar. Toda criança gosta de uma boa história, aliás, quem não gosta? Sendo assim, é importante que haja momentos nas férias dedicados à leitura de bons livros ou até mesmo gibis. Separe alguns e prepare um dia especial para a criançada.

Já as histórias podem ser contadas sem precisar de um livro, abrindo espaço para que as próprias crianças criem as suas.

O ideal é convidar os amigos para esse momento prazeroso, visto que as atividades que desenvolvem habilidades sociais são as que promovem o contato com outras pessoas, principalmente fazendo novas amizades.

Conhecer parques e praças

Essas são atividades fundamentais para estimular o raciocínio e o aprendizado, além de serem ambientes onde as crianças adoram passear. Deve-se ressaltar a importância de, ao término da visita, realizar uma brincadeira a fim de abrir espaço para que elas relatem (ou desenhem) tudo aquilo que viram.

Fazendo esse relato, elas estarão exercitando a memória e a concentração, sem contar na ótima experiência em grupo proporcionada a elas. Isso vai fortalecer seus laços afetivos e ainda a capacidade de comunicação interpessoal.

Todavia, é fundamental deixar claro que as férias não podem ser uma repetição daquilo que é visto na escola. Por isso a ideia de fazer uma brincadeira para se falar sobre o passeio. As atividades devem servir para relaxar e divertir, sem imposições desnecessárias.

Visitar familiares

A importância da família precisa ser valorizada e ensinada às crianças desde muito cedo. Além disso, o contato com familiares é uma ótima oportunidade de estimular as habilidades sociais, pois elas estarão convivendo com pessoas diferentes, com costumes, idades e hábitos diversos.

Dessa forma, promova, sempre que possível, visitas nas casas dos tios, primos, avós e até mesmo dos parentes mais distantes. Esses momentos tendem a ser muito divertidos, especialmente se houver outras crianças na casa.

O exercício melhora e aprofunda as relações entre a família e os filhos, auxiliando-os a reconhecer as necessidades dos outros, a ser solidários e a criar vínculos.

As férias chegaram e é muito importante aproveitá-las a fim de fugir da rotina escolar. Sendo assim, usufruir da ocasião para o desenvolvimento de habilidades sociais é uma decisão inteligente e oportuna.

Fonte: http://escoladainteligencia.com.br/ferias-momento-de-desenvolvimento-de-habilidades-sociais/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »