Educação Personalizada – A educação pela aprendizagem oportuna

Método estimula crianças desde os primeiros meses de vida com informações que levam à ativação de conexões neurais, calcadas na formação do caráter e desenvolvimento de virtudes

Após uma breve explicação da professora sobre o que vão fazer, as crianças são divididas em grupos; cada um terá ações distintas nos chamados “cantos de atividades”. Num deles, um pequeno mural com peças – personagens, figuras, elementos da natureza – no qual os alunos desenvolvem, em conjunto, uma história, cujo enredo é criado por eles mesmos. Em outro canto, peças de tangram (quebra-cabeças chinês com várias formas geométricas que, sobrepostas, dão origem a figuras) para que, também juntos, criem novas formas. O terceiro canto, tampinhas coloridas de garrafas precisam ser inseridas no local correto. Todas as atividades, separadas em “canto da matemática”, “canto das artes” e “canto das experiências”, são realizadas concomitantemente e revezadas após um certo período. Esta é apenas uma das frentes do Colégio Navegantes, cujo objetivo é oferecer ao aluno uma estimulação para que alcancem os melhores níveis de maturidade e desenvolvimento.

Desde 2012, a escola traz essa proposta pedagógica focada na aprendizagem oportuna, baseada no “Projeto Optimist”, na qual cada criança é estimulada desde os primeiros meses de vida com informações que levam à ativação de conexões neurais. Tudo de forma natural e respeitando o ritmo e etapa de vida de cada um, por este motivo, também chamada de Educação Personalizada. “Nesta metodologia, vimos a criança como um indivíduo único, porém, mais que isso, um ser humano que deve ser valorizado em todos os aspectos, ou seja, visamos o crescimento da pessoa, por isso, personalizado. Para tanto, trabalhamos com as crianças em cinco dimensões: física, intelectual, emocional, social e transcendental, calcados na educação da vontade e o desenvolvimento de virtudes. Acreditamos que a escola, em parceria fundamental com os pais, tem o papel transformador”, explica a diretora geral, Onilda Brito.

A diretora comenta que esse método foi desenvolvido na Espanha pelo pedagogo Víctor García Hoz e expandiu-se mundo afora, incluindo o Brasil. No país, existem doze escolas com esse formato, sendo duas no Paraná. Em Londrina, o Colégio Navegantes é pioneiro e já pensa em estender para além do ensino infantil. Mas o que de tão diferente ou inovador tem essa metodologia? Onilda comenta que trata-se de um ensino reflexivo, em que há uma razão, um contexto significativo, em tudo o que é praticado dentro da escola. As atividades, portanto, são desenvolvidas com intencionalidade e não pela espontaneidade. “Os primeiros seis anos de vida de um ser humano são determinantes para toda sua trajetória. Se nessa época receberem os estímulos corretos com técnicas adequadas, irão se divertir com a aprendizagem e isso só trará mais interesse.” Para isso, eles têm espécies de metas a cumprir, que serão estabelecidas juntos com os pais, em orientações individuais.

Interesse que, segundo ela, irá refletir em conhecimento, disciplina, perseverança e responsabilidade, mas, acima de tudo, cidadãos que vão modificar beneficamente a sociedade. “Desde muito cedo, aprendem a gerenciar sua própria vida, com estratégias próprias, pois são protagonistas de seu próprio aprendizado. No caso do “cantos de atividades”, precisam criar repertório, no qual a criatividade e oralidade são desenvolvidos. Ao mesmo tempo, obediência, a justiça, a cordialidade, a partilha, a generosidade, porque ali, se abre o olhar para o outro. Todas as atividades possuem esse viés de formação do caráter da criança”, complementa, destacando para outros exercícios como programa neuromotor; audições musicais; bits de imagens; método de leitura-escrita; passeio de aprendizagem; desenvolvimento lógico-matemático; educação em valores e virtudes.

PROGRAMAS

O circuito neuromotor, conforme ela, desenvolve a consciência corporal, as habilidades motoras e qualidades físicas básicas. Já as audições musicais desenvolvem o sentido auditivo, cultivam a sensibilidade estética da criança e o gosto pela música, criando um clima adequado para a expressão pessoal e a criatividade. Os Bits de imagem, a linguagem e matemática são unidades de informação que se apresentam à criança de forma oportuna ao seu momento evolutivo permitindo-lhe uma fácil assimilação da informação. “Os passeios de aprendizagem são percursos diários pelo colégio e exteriores, rompendo a barreira das paredes da sala de aula para sair para a natureza e aprender diretamente dela.” Para completar, trinta minutos por dia, a aula é ministrada totalmente em inglês, para que, com esse contato vivencial, a aprendizagem seja a mesma como a língua materna. Cada programa é realizado de acordo com “centros de interesse”, temáticas que mudam mensalmente.

Marian Trigueiros
Reportagem Local

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »