screenshot_20210222-115938_google

Como ajudar a criança a pontuar em suas virtudes

Esse sistema que aplicamos em casa não apenas ajudou nossos filhos a trabalhar para ser uma pessoa completa, mas também trouxe muita paz para nossa família

Agora que tenho filhos adultos e crianças em casa, sinto que cheguei a uma terrível conclusão: meus filhos foram formados tanto ou mais por meus erros quanto pela minha sabedoria. Tem sido humilhante ouvir os filhos adultos recomendarem gentilmente que eu não falhe com os mais novos de certas maneiras que falhei com eles.

Dito isso, também aprendi com eles que minha esposa e eu acertamos algumas coisas. Nosso sistema de pontuação das virtudes foi um dos acertos.

Funcionava assim: minha mulher deu a cada um deles um ficha de pontuação, indicando-lhes um objetivo específico de mostrar a virtude em cada um de seus relacionamentos – seu relacionamento com Deus (oração); irmãos, irmãs e amigos (gentileza); pais (obediência); a casa (responsabilidade) e trabalhos escolares (excelência).

Eles receberiam um ponto de cor diferente a cada dia que cumprissem o objetivo. Quando completassem cinco pontos, haviam uma pequena recompensa ​​(filme, sorvete, tempo especial com a mamãe ou papai, etc.).

Isso os incentivou de forma brilhante a serem uma pessoa completa. A criança que era boa nos trabalhos escolares tinha que aprender a ser boa também nos deveres domésticos. A criança que era legal com os pais precisava aprender a ser legal com os irmãos e vice-versa.

Relacionamento com Deus

Eu sou um discípulo de Cristo!

Esse ponto reflete como eu amo Deus ao ver tudo ao meu redor como uma oportunidade de louvá-lo e servi-lo. Aqui, deve-se perguntar ao longo do dia: “O que Jesus faria agora?” Então eu faço.

Gentileza

Eu sou uma irmã / irmão e amiga!

Esse ponto reflete como amo minhas irmãs e irmãos, pensando neles antes de mim. Se sou gentil em palavras e ações. Ser gentil me ajuda a ignorar os pontos difíceis dos outros para que eu possa aprender o que é preciso para ser um amigo de verdade. Isso é o que significa ser cristão.

Obediência

Sou Filha ou Filho!

A obediência reflete como amo minha mãe e meu pai, honrando-os e respeitando-os. Escuto atentamente o que dizem e respondo imediatamente aos seus pedidos com uma atitude agradável. Eu não respondo, lamento nem reclamo. Quanto mais obedeço meus pais, mais fácil será obedecer a Deus e mais feliz será nossa família.

Responsabilidade

Sou Cidadão!

Nesse item, mostro respeito pelo meu papel na sociedade – que para mim é o meu lar – ajudando a fazer a minha parte para manter as atividades familiares em ordem e em paz. Faço minhas tarefas com prontidão e alegria, sigo as regras da casa e respeito nossa propriedade. Seguindo essas diretrizes, ajudo a tornar nossa casa um lugar divertido e seguro para trabalhar e se divertir.

Excelência

Sou estudioso!

A excelência é como demonstro amor pelo aprendizado. Cumpro minhas atribuições, participo de atividades e realizo todas as minhas funções com entusiasmo, criatividade e diligência. Eu não desisto ou coloco outros para baixo. Minha atitude positiva me ajuda a superar quaisquer obstáculos. Ao tentar o meu melhor em tudo que faço, dou glória a Deus e agrado meus professores.

Então, essas são as virtudes. Assim, você pode adaptar uma maneira de dar pontos (estrelas, por exemplo), cada dia ou evento em que houver sucesso em uma dessas virtudes.

Usamos esse sistema várias vezes e ele trouxe muita paz para nossa família. Espero que também lhe seja útil.

Tom Hoopes 

https://pt.aleteia.org/2021/02/15/como-ajudar-a-crianca-a-pontuar-em-suas-virtudes/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »