Temos o prazer de apresentar-lhes os Anais do 5º. Congresso Latino Americano de Educação Single-Sex – “Os grandes desafios da Educação no Século XXI”. O Congresso foi organizado pela Solar Colégios em parceria com a Rede Alced.
A Solar Colégios tem por finalidade promover, manter, coordenar e desenvolver atividades educacionais, culturais, científicas e de assistência social.
Hoje, Solar Colégios presta assessoria pedagógica a 12 colégios no Brasil, todos eles, fruto da iniciativa de pais comprometidos com a educação de seus filhos.
O projeto educacional da Solar promove a Educação Personalizada, uma concepção pedagógica idealizada pelo professor Victor Garcia Hoz, que se fundamenta no conceito de pessoa, entendida em sua unidade e totalidade. Entre outras ferramentas para atingir esse resultado está a Educação Single-Sex a partir do Ensino Fundamental I.
Atualmente já são muitos os países que optaram por essa forma de organização escolar, pelas vantagens acadêmicas e sociais vinculadas a ela. Os colégios de meninas e meninos têm os mesmos objetivos pedagógicos, programas curriculares e ferramentas didáticas. Numerosos estudos indicam que a educação single-sex traz importantes benefícios pedagógicos tanto para meninas como para meninos. Quando o ensino adapta-se à forma peculiar de aprendizagem de cada sexo, a igualdade de oportunidades se converte em uma possibilidade mais real.
Esta foi a motivação de organizar o 5º Congresso: oferecer um espaço para debates sobre a educação single-sex, através de um encontro científico. Dirigido a educadores, gestores e pais interessados no conhecimento da proposta de educação personalizada, todos puderam encontrar interessantes respostas nesse novo enfoque da educação.
O Congresso também atingiu seu objetivo de tornar mais conhecido no Brasil esse modelo inovador e moderno que tanto contribui, em vários países, para solucionar muitos problemas da educação contemporânea.
Além disso, o Congresso foi uma ótima ocasião de reforçar a rede da América Latina de educação single-sex pela participação de pessoas de diversos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Paraguai, Peru e Uruguai.
Os trabalhos aqui publicados recobrem vários eixos temáticos e são de diferentes naturezas: conferências, comunicações orais e experiências.
Esperamos que esses Anais, ora colocados à disposição de todos os interessados, proporcionem uma ampla difusão do conhecimento científico sobre a Educação Single-Sex e contribuam para a ampliação de redes de pesquisa e para o intercâmbio entre pesquisadores.
Clique aqui para acessar o arquivo.