Juan José Javaloyes é Pedagogo, com pós–graduação em Gestão Escolar e em Assessoria Educativa Familiar. Foi durante 9 anos Diretor Geral de Fomento de Centros de Enseñanzas. Foi Diretor da área de Educação do Centro Universitário Villanueva, associado à Universidade Complutense de Madri. É coautor de diversos livros sobre formação de pais e professores.
Atualmente, junto com José Antonio Alcázar lidera a iniciativa Identitas – Assessores de Educação Personalizada. Uma instituição educativa cuja missão é promover uma nova educação focada no desenvolvimento harmônico da identidade pessoal, na família e na escola.
No presente livro, A Arte de ensinar a amar, Javaloyes defende que amar é a atitude mais nobre que um ser humano pode assumir na vida, mas que, para amar de modo pleno devemos aprender a amar. Esse aprendizado, que ocorre fundamentalmente na família, atravessa cada etapa do desenvolvimento da criança e do adolescente num processo mais ou menos linear de compreensão das disposições pessoais e alheias para a vivência do amor, bem como de sua expressão na sexualidade.