Tina Rae, professora e PhD da Universidade de East London, é especialista em distúrbios sociais, emocionais e comportamentais. É autora de numerosos livros e artigos acadêmicos. Tem mais de trinta anos de experiência como terapeuta e pesquisadora na avaliação de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, com distúrbios sociais e com dificuldade de relacionamento com seus colegas e professores. Isso a tem levado por todo o mundo para falar e formar os educadores.
“O fato é que, aproximadamente, 1 em cada 10 jovens sofrem de um transtorno de saúde mental, o equivalente a três alunos em cada sala de aula. Isso é motivo suficiente para que a escola atue ativamente na prevenção desse quadro – bullying, violência, assédio, etc. – e desenvolva nos alunos habilidades para promover a resiliência e felicidade”, defende a especialista.
De acordo com o relatório “Cisneros X – sobre bullying“, elaborado pelo Instituto de Inovação Educacional e Gestão de Desenvolvimento, atualmente na Espanha mais de meio milhão de jovens entre 8 e 18 anos sofrem um intenso grau de assédio: 54 % sofrem de depressão e 15% já pensaram alguma vez em suicídio. O relatório, o mais abrangente realizado na União Europeia, indica também que os espanhóis são um dos últimos do mundo a reconhecer o assédio moral nas escolas. Estes dados fazem pensar sobre a necessidade de desenvolver habilidades e comportamentos para identificar, prevenir, avaliar e intervir eficazmente em situações de assédio e intimidação, que em muitos casos são a causa de doenças e problemas de saúde mental e física.
O termo resiliência – do latim ‘resilio’ (saltar) – é um processo dinâmico pelo qual a pessoa é capaz de recuperar-se e enfrentar a adversidade. Com a conferência “Building resilience in young people“, a vice-presidente de SEBDA (Social, Emotional & Behavioural Difficulties Association), tem como objetivo “criar uma ‘caixa de ferramentas’ para os profissionais e os pais que lhes permitam promover, construir e manter a juventude forte, equilibrada e otimista. ”
A conferência organizada por EASSE Catalunha (European Association Single Sex Education), ocorrerá dia 5 de abril e tem como objetivo, entre outros, incentivar o intercâmbio de experiências educacionais.