Screenshot_20190513-162018_Google-2-600x597-1

6 tipos de relacionamento mãe-filho(a) que podem prejudicá-los

Apesar das boas intenções, as relações familiares pouco saudáveis ​​às vezes podem ter efeitos na vida adulta

O relacionamento com a mãe pode ser difícil. No começo, quando somos crianças, as mães são nosso mundo inteiro. Mais tarde, você mantém uma distância maior para que possa explorar o mundo. Nem toda mãe entende isso, ou sabe como soltar e afrouxar os laços.

Infelizmente, isso pode causar conflitos e problemas em um momento em que o vínculo com sua mãe – uma das pessoas mais importantes em sua vida – deve ser cheio de compreensão mútua e compromisso.

Por que ter um bom relacionamento com sua mãe é tão importante

Se você está tendo dificuldades em seu relacionamento com sua mãe ou com outras pessoas em sua vida adulta, o livro The Mom Factor de Henry Cloud e John Townsend pode ser útil. Os autores enfatizam que seu desenvolvimento depende significativamente da atitude da sua mãe em relação a você e da sua resposta ao processo maternal. Isso ocorre porque você aprende sobre relacionamentos com os outros através de seus pais. O tipo de relacionamento que você tem com sua mãe molda, em grande parte, seus relacionamentos atuais. Por exemplo, se sua mãe foi excessivamente preocupada com você, na sua vida adulta, você pode ter dificuldade em aceitar a ternura dos outros. Ou, se sua mãe foi excessivamente controladora, você pode ser sensível sobre este ponto e considerar questões simples como uma tentativa de controlar você.

Os autores identificaram seis tipos de relacionamentos mãe-filho pouco saudáveis. Aqui estão eles:

A Mãe Fantasma

A Mãe Fantasma – ou a mãe distante e ausente. Ela é emocionalmente inacessível. Ela é caracterizada por um autocontrole constante, o que torna impossível estabelecer um vínculo com ela. Ela experimenta mudanças de humor frequentes, o que pode levar seu filho a ter medo de confiar nela. Ela está tão envolvida nos problemas de sua própria vida que ela se afasta de seu filho. Como resultado, seu filho não tem como aprofundar o vínculo com sua mãe; consequentemente, quando adulto, ela ou ele é emocionalmente incapaz de desenvolver relacionamentos íntimos com os outros.

A Mãe Boneca da China

A Mãe Boneca da China não sabe como lidar com situações desagradáveis ​​ou estressantes. Ela não consegue lidar com seus problemas e se sente sobrecarregada com o que a criança traz para sua vida. Como resultado, a criança não aprende a lidar com as emoções; isso faz com que ele ou ela, quando adulto, seja impotente diante de sentimentos de raiva, tristeza ou medo.

A Mãe Controladora

A Mãe Controladora tem certeza de que ela sabe o que é melhor, e sua atitude torna difícil ou mesmo impossível que seu filho cresça como pessoa. Essas mães criam uma sensação de culpa em seus filhos quando adultos, quando eles tentam se tornar independentes e tentam ir além do controle de seus pais. Alguns dos comportamentos que eles usam incluem mostrar indiferença, usar chantagem emocional, ou mostrar raiva e hostilidade. Eles querem que tudo seja do jeito deles.

A Mãe do Troféu

A Mãe do Troféu precisa de uma audiência e apreciação. Ela quer ser o centro das atenções e, muitas vezes, usa seu filho(a) nesse sentido, fazendo todo o possível para que seu filho(a) pareça perfeito e atenda às suas expectativas; ela quer que seu filho “faça seu orgulho” em todas as circunstâncias, para ser um “troféu” sobre o qual ela possa se gabar. Os filhos desse tipo de mãe, quando adultos, são levados a serem os melhores e a satisfazer as necessidades dos outros. Eles tentam fazer as outras pessoas felizes e fazer tudo para evitar que as pessoas desanimem. Eles têm medo de cometer erros e mostrar fraquezas. Eles são infelizes devido ao seu perfeccionismo e constantemente ficam se comparando com os outros.

A Mãe Chefe

O princípio orientador da Mãe Chefe é: “Não importa quantos anos você tem, eu sempre serei sua mãe, e você sempre será meu bebê”. Ela não sabe como permitir que seu filho cresça e se torne independente. Quando adultos, seus filhos têm relações difíceis com colegas, porque nunca aprenderam a se relacionar com outros como iguais e parceiros. Consequentemente, eles permanecem no papel de uma criança, se sentem inferiores e incapazes de tomar decisões maduras, ou assumem a atitude de um chefe, tentando liderar e controlar os outros. Os dois estilos podem funcionar alternadamente na mesma pessoa.

A Mãe American Express

A Mãe American Express é o tipo que não deixa seus filhos crescerem e se afastarem, literalmente ou psicologicamente; ela impõe metaforicamente o antigo lema da American Express, “não saia de casa sem ele”. Ela tenta manter o relacionamento mãe-filho para sempre. Seus filhos, quando adultos, de um lado, idealizam sua mãe e, de outro, lutam por sua “independência”. Eles também transferem essa luta para outros relacionamentos, o que significa que eles não sabem como construir relacionamentos com base no interesse e confiança mútuos.

Nem todas as mães se encaixam necessariamente nessas categorias; é bem possível que sua mãe – ou você, como mãe – seja imperfeita, mas fundamentalmente uma boa mãe.

Por outro lado, mesmo que uma ou mais das categorias se aplique a você quando criança ou como mãe, devemos lembrar que generalizações são úteis, mas são apenas generalizações. Elas não conseguem capturar todas as nuances e circunstâncias de casos específicos. Elas podem ser muito úteis para nos dar informações sobre fatores que podem ter afetado nosso desenvolvimento e nossos relacionamentos atuais, mas não devemos cair no perigo do exagero ou de julgamentos precipitados.

Zuzanna Górska-Kanabus 

https://pt.aleteia.org/2017/10/22/6-tipos-de-relacionamento-mae-filhoa-pouco-saudaveis/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »