screenshot_20200810-090512_gmail-768x502

 5 passos para seus filhos aprenderem a brincar sozinhos

Essas dicas ajudarão você a ter um pouco mais de paz e tranquilidade no seu dia

Aprender a brincar com mais independência, de modo que seus filhos se divirtam e ainda te deem um tempo… isso pode soar como um conto de fadas para os pais de crianças pequenas.

Mas brincar de forma independente é uma habilidade natural das crianças e, com um pouco de preparação e incentivo, é uma habilidade que sua criança pode dominar.

Imagine-se subitamente bebendo seu café enquanto ainda está quente, ou desfrutando de alguns minutos silenciosos de oração e reflexão!

Idealmente, você deve começar a ensinar essa habilidade quando seus filhos forem bem pequenos, e desenvolvê-la pouco a pouco, mas na verdade nunca é tarde para começar.

PREPARE O AMBIENTE

Isso lhe dará tranquilidade para criar um espaço onde seu filho possa brincar sem riscos ou restrições. Ser um espaço à prova de crianças é o primeiro passo. Depois, pense um pouco nos brinquedos que você colocará ali. Escolha opções abertas e deixe bastante espaço para a imaginação do seu filho assumir a tarefa de brincar.

Você pode considerar guardar alguns dos brinquedos em outra sala ou armário e trocá-los regularmente. Um brinquedo “novo” que seu filho não vê há algumas semanas é uma grande tentação para brincar.

DÊ PRIMEIRO A SEU FILHO A SUA ATENÇÃO

Parece contra-intuitivo, mas as crianças são muito mais receptivas a brincadeiras independentes e focadas depois de passar algum tempo junto conosco.

Depois de investir 10 a 20 minutos em dar atenção total aos seus filhos, eles estarão prontos para brincar por conta própria.

Isso pode parecer complicado se você está atarefada(o), mas será recompensado com as crianças brincando felizes sozinhas em vez de interrompê-la(o) constantemente.

Ler um livro para elas por 10 minutos oferece uma transição fácil: basta parar de ler quando chegar ao final do capítulo.

Outra opção pode ser definir um cronômetro para 20 minutos e dizer aos seus filhos: “Vou brincar do que você quiser durante o ‘Horário Especial’ pelos próximos 20 minutos, mas quando o cronômetro disparar, tenho que parar de brincar e ir trabalhar.”

COMECE POR PERTO

Se seu filho é novo em brincadeiras independentes, ele pode ficar ansioso se você não estiver por perto. Assim, você pode começar a apresentar a ideia suavemente enquanto fica na sala ou à vista dele(a), mas sem participar da brincadeira.

Uma maneira fácil de incentivar seu filho a brincar sem você é ler um livro perto dele. Isso não apenas é um bom exemplo e tem um impacto positivo na educação da criança, mas também transmite uma sensação de “estou ocupado”, sem dizer uma palavra.

Ficar olhando para o seu telefone tem o efeito oposto, pois eles querem ver o que você está fazendo lá.

ACEITE QUE VAI HAVER UM POUCO DE BAGUNÇA

Crianças brincando (um pouco) desacompanhadas, sem a sua supervisão direta… Basta imaginar, certo? Os brinquedos serão jogados no chão ou espalhados pela sala. Aceite que você terá que colocar seu filho para ajudar na organização depois e seguir em frente com ousadia. É um preço que vale a pena pagar!

NÃO INTERROMPA

“Não interrompa? Você está de brincadeira?” – você pode estar pensando. “Eu vou agradecer ao Senhor que finalmente funcionou e ele(a) está focado em brincar!”

Mas quando você vê o quão fofos são seus joguinhos e as coisas doces e inteligentes que ele(a) diz enquanto brinca, você pode se sentir tão tentado a gravar um vídeo ou a perguntar sobre a brincadeira.

Resiste à vontade de falar com a criança, pois isso apenas “quebra o encanto” de sua concentração. Em vez disso, reserve um momento para apreciar a doçura e aproveite esse período de tempo sozinho!

Se não funcionar

Mas e se você tiver executado todas as 5 etapas e seu filho ainda não sair do seu lado? Se tudo mais falhar, tente sair um pouco.

De alguma forma, a natureza é uma fonte inesgotável de entretenimento para as crianças. Saia de casa, e sua criança de repente encontrará uma maneira de se ocupar por um bom tempo, enquanto ela caminha pelo quintal ou pelo parque.

Quando seus filhos puderem lidar com 20 a 30 minutos de brincadeira independente, você pode estar pronto para instituir um “tempo de silêncio” diário.

Colocar a brincadeira independente na programação como um evento diário previsível ajuda seu filho a desenvolver essa habilidade.

Se você parar para pensar sobre isso, ao longo da história da humanidade, a brincadeira independente era apenas o único tipo de brincadeira que as crianças faziam.

Os pais estavam ocupados demais com o árduo trabalho de sobrevivência para passar muito tempo brincando com os filhos.

Isso era verdade até bem recentemente: talvez você se lembre de passar o dia inteiro brincando lá fora no verão, e não entrando até as luzes da rua acenderem.

Brincar por conta própria é bom para seus filhos, desenvolve sua criatividade e concentração. E você pode apostar que é bom para a mamãe e o papai também.

Theresa Civantos Barber 

https://pt.aleteia.org/2020/08/04/5-passos-para-ajudar-seus-filhos-a-aprenderem-a-brincar-sozinhos/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »