img_20200326_164006_298-768x768

5 passos para fazer do seu filho alguém gentil

Mas isso precisa ser ensinado? Muito mais do que você pensa!

Li um artigo no Washington Post outro dia e fiquei super empolgada em dividir as idéias com vocês porque o estudo apresentado tem tudo a ver com o que eu penso na criação dos meus filhos. O “X” da questão é: os valores da nossa juventude parecem estar errados e as mensagens que os adultos estão passando podem ser o cerne do problema.

Richard Weissbourd é um psicólogo da Universidade de Harvard, com pós-graduação em Educação. Ele dirige o Making Caring Commom : um projeto voltado para ajudar a ensinar as crianças a serem gentis. Mas isso precisa ser ensinado? Muito mais do que você pensa! E infelizmente os números comprovam que os pais não se dão conta do quanto isso é importante.

Cerca de 80 por cento dos jovens entrevistados numa pesquisa recente do projeto disseram que os pais estavam mais preocupados com a realização dos próprios filhos ou com a felicidade deles do que com o fato deles se importarem com os outros. Os entrevistados também foram três vezes mais propensos a concordar que “Meus pais estão mais orgulhosos se eu tirar boas notas do que se eu for solidário em sala de aula e na escola.”

Metade dos alunos do ensino médio admitem a fraude em um teste e cerca de 75% admitem copiar a lição de casa de outra pessoa. Quase 30% dos estudantes de ensino fundamental e médio relataram serem intimidados durante o ano escolar de 2010-2011. Todos estes são dados americanos, mas, sinceramente, não é só a realidade americana, não é mesmo? Na raiz do problema está uma lacuna entre o que os pais e outros adultos apontam como prioridades e as mensagens reais que transmitem no comportamento do dia a dia.

Aí eu me pergunto: de quem é a culpa da gente ficar dizendo que “o mundo anda tão complicado e egoísta”? Se o mais importante for ensinar a “ter” e a “ser”, é claro que vai faltar na vida adulta o espaço para o “dividir” ou “se solidarizar”.

Se de alguma forma este assunto lhe sensibiliza, aqui vão as cinco estratégias da equipe de Weissbourd para fazer do seu filho um adulto gentil:

1. Faça o “cuidar dos outros” uma prioridade 

 As crianças precisam aprender a equilibrar suas necessidades com as necessidades dos outros. De acordo com os estudos de Weissbourd, mais importante do que ser feliz, é ser gentil. Porque a ironia é que ter o foco na felicidade e na conquista pessoal, não parece aumentar a realização das crianças ou a felicidade delas.

Segundo uma pesquisa americana, crianças de comunidades ricas que estão submetidas à pressão intensa de conquista por seus pais não parecem superar outros estudantes. Os pais que procuram preservar a felicidade de seus filhos, constantemente protegendo-os contra as adversidades, podem roubá-los de estratégias de enfrentamento que são cruciais para a felicidade a longo prazo. Os pais que não priorizam  que seus filhos sejam gentis com os outros, podem privá-los da oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais de relacionamento e as relações fortes são uma das nossas fontes mais importantes e duradouras de bem-estar.

2. Oferecer oportunidades para que as crianças pratiquem atenção e gratidão

Nunca é tarde demais para se tornar uma pessoa boa, mas isso não vai acontecer por si só. As crianças precisam praticar o cuidado com os outros e precisam expressar gratidão por aqueles que cuidam deles.

Estudos mostram que as pessoas que têm o hábito de expressar gratidão são mais propensos a serem úteis, generosos, compassivos e também são mais propensos a serem felizes e saudáveis. É importante ficar atento para que os filhos saibam tratar os mais velhos com respeito, mesmo quando estão cansados, distraídos ou aborrecidos.

Aprender a ser solidário é como aprender a jogar um esporte ou um instrumento. São liçōes diárias de repetição. Não recompense o seu filho para cada ação útil, como limpar a mesa do jantar. Devemos premiar apenas atos inesperados de bondade.

É importante discutir com seu filho sobre histórias de solidariedade, justiça e injustiça que aparecem na mídia ou que acontecem na vida de vocês.

3. Expandir o círculo de relacionamentos do seu filho 

Quase todas as crianças se preocupam com um pequeno círculo de familiares e amigos. Nosso desafio é ajudar nossos filhos a serem atenciosos com alguém fora desse círculo, como o novo garoto na sala de aula, alguém que não fala a sua língua ou alguém que vive em um país distante. Certifique-se de que seus filhos são respeitosos e gratos com todas as pessoas a sua volta, seja um motorista de ônibus ou uma garçonete. Weissbourd deixa claro que não se trata de se aproximar e dizer “oi” para um estranho na rua, mas saber dizer “obrigado” para aqueles que nos prestam algum favor ou serviço.

Incentive as crianças a cuidarem daqueles que são vulneráveis, como confortar um colega que foi provocado. Use uma história do jornal ou TV para encorajar seu filho a pensar sobre as dificuldades enfrentadas por crianças em outro país.

4. Ser um modelo firme para a criança

As crianças aprendem valores éticos, observando as ações dos adultos que respeitam. Ser exemplo de respeito quando você interage com outros adultos é importante na vida dos filhos.

Os pais precisam ser um modelo moral, o que significa que precisamos praticar a honestidade e a justiça. Mas isso não significa ser perfeito o tempo todo. Para haver respeito e confiança dos nossos filhos, precisamos reconhecer nossos erros e falhas. Nós também precisamos respeitar o pensamento das crianças e ouvir suas perspectivas, demonstrando-lhes como queremos que eles tratem as outras pessoas.

Conversar sobre dilemas éticos no jantar, como por exemplo: “Devo convidar um novo vizinho para minha festa de aniversário, quando meu melhor amigo não gosta dele?” é um bom exercício. O envolvimento com algum serviço comunitário, pelo menos uma vez por mês junto com o filho, é muito proveitoso.

5. Ajudar a criança a lidar com sentimentos destrutivos 

Muitas vezes, a capacidade de ser gentil com os outros é dominada pela raiva, vergonha, inveja ou outros sentimentos negativos.

Precisamos ensinar às crianças que estamos sujeitos a todos estes sentimentos, mas algumas formas de encarar o que sentimos não funcionam. As crianças precisam de nossa ajuda para aprender a lidar com os sentimentos de forma produtiva.

Aqui está uma maneira simples de ensinar seus filhos a se acalmar: diga ao seu filho para parar, respirar fundo pelo nariz e expirar pela boca, e contar até cinco. Primeiro experimente isso quando seu filho estiver calmo. E então utilize isso na hora em que ele estiver chateado. Com o tempo esta prática pode ajudar o seu filho a não se chatear e a expressar seus sentimentos de uma forma mais apropriada.

Tudo sobre minha mãe

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »