tempfileforshare_20200513-140624-768x516

3 maneiras de criar uma história viva do tempo da sua família em quarentena

Um trabalho escolar sobre a Segunda Guerra Mundial me fez perceber que estamos vivendo um momento único da história, e quero que meus filhos tenham um registro disso

Na semana passada, minha filha teve de apresentar pelo Zoom um trabalho escolar sobre a Segunda Guerra Mundial.

Ao ajudá-la a reunir histórias dos meus avós para preparar a apresentação, fiquei pensando em como meus filhos se recordariam do momento atual que estamos vivendo. Trata-se de um momento histórico sem precedentes, que ficará registrado nos livros de história.

No início, me vieram à mente os dias estressantes que estamos vivendo (em casa, somo quatro adultos e quatro crianças), com todos tendo de cumprir seus deveres e se esforçando para superar as dificuldades.

Embora eu não tenha a intenção de minimizar a pandemia nem floreá-la, é preciso registrar estes momentos de forma que as crianças tenham memórias tangíveis para quando crescerem.

Assim, elaborei uma lista de três coisas que podemos fazer em família para criar registros desses meses difíceis e históricos que estamos vendo.

DIÁRIO DE QUARENTENA

Peguei um caderno para usar como diário. Vou deixá-lo na mesa da cozinha e dizer às crianças que esse será o nosso registro familiar dessa época em quarentena.

Um registro escrito que elas poderão abrir e examinar quando forem mais velhas ou fornecer aos filhos quando tiverem sua própria exposição de história – espero que na escola real e não no Zoom.

O legal desse projeto é que, embora seja colaborativo, ele pode ser escrito quando e onde quiser.

Quero que eles se sintam responsáveis ​​por isso, e tenham liberdade para fazer seus registros. Sem dúvida é uma tarefa difícil entre quatro irmãos, mas com um pouco de colaboração as ideias principais que eles querem registrar surgem.

As crianças menores podem fazer desenhos ou pedir ajuda aos irmãos mais velhos ou aos pais.

ÁLBUM DE FOTOS DE VERDADE

Uma vantagem surpreendente de ter o celular por perto é poder tirar fotos. Combinei com as crianças delas tirarem três fotos por dia até o final da quarentena.

Podem ser fotos de tudo que elas quiserem – estou buscando sua própria perspectiva e seu próprio ponto de vista aqui: natureza, brinquedos, rua, familiares.

No final do mês, vou mandar imprimir as fotos que selecionarmos juntos, e vamos montar um álbum de verdade.

UM VLOG QUARENTINO

Meus filhos são nativos digitais. O YouTube é tão real para eles quanto os gibis eram para mim quando eu era criança.

E embora o uso do YouTube e do TikTok seja muito restrito aqui em casa, no fim de semana passado eu deixei que eles fizessem alguns TickTocks que acabaram ficando bem legais.

É algo que eles nunca teriam feito em um sábado normal, então eu dediquei aquele tempo como projeto de vídeo de fim de semana.

Além do TikTok, cada um deles gravará um vídeo de algo sobre a semana passada em quarentena – pode ser tão simples quanto um vídeo das árvores ou da rua vazia através de uma janela.

Quando a quarentena terminar e a vida voltar ao normal, minha filha mais velha os compilará em um canal do YouTube que documenta nossa quarentena.

Calah Alexander

https://pt.aleteia.org/2020/05/13/3-maneiras-de-criar-uma-historia-viva-do-tempo-da-sua-familia-em-quarentena/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »