screenshot_20200126-132824_google

Três passos para melhorar a conversa nos jantares de família

Aqui está o que falar para que todos tenham um bom momento juntos

Em qualquer encontro familiar, geralmente existem alguns tópicos que as pessoas tentam evitar, como as grandes discussões políticas e religiosas ou os pequenos aborrecimentos que podem incomodar alguns membros da família.

Mas e se houvesse uma maneira de fazer todo mundo falar sobre coisas que importam? Uma maneira de ajudar as pessoas a ficarem um pouco mais desarmadas, para que todos se aproximem um pouco? Com um pouco de planejamento e um pouco da graça de Deus, use este plano de três etapas para promover uma boa conversação à mesa.

1º Passo: Pense com antecedência em algumas perguntas

Essas perguntas devem levar as pessoas a compartilhar o que é importante para elas: realizações, gostos e desgostos, esperanças e desejos, etc. Uma maneira de fazer isso é se concentrar nos eventos ou sentimentos que elas experimentaram durante o ano ou nos objetivos que pretendem alcançar no futuro.

Você pode fazer algumas perguntas gerais como: Qual foi o melhor momento do seu ano até agora? O que você mais espera no próximo ano?

Ou você pode dividir essas perguntas maiores em perguntas menores e mais fáceis de administrar, como: Qual foi o melhor livro ou filme que você leu/assistiu este ano e por quê? Qual foi o momento mais emocionante deste ano para você? O que você alcançou que tem mais orgulho deste ano?

2º Passo: Encontre um membro da família ou dois que serão seus aliados

Você deve escolher pelo menos um dos anfitriões e pedir seu apoio, além de outro membro da família, se possível. Se você tem algumas pessoas que desejam ajudar a facilitar a conversa e elas investem em sua estratégia, há uma chance maior de realmente ser algo bem-sucedido.

3º Passo: Ponha em ação

Escolha um bom momento, talvez logo após o jantar ou na hora da sobremesa, quando as pessoas não estiverem com fome ou ocupadas preparando e servindo. Comece respondendo a uma pergunta primeiro ou convidando pessoas específicas a responder primeiro para que todos falem.

Reafirme as respostas das pessoas enfatizando verbal e positivamente o que as pessoas compartilham – “uau, que bom que você alcançou isso” – e garanta que todos os presentes possam responder, também crianças e adolescentes.

Você pode perceber que algumas perguntas são mais bem recebidas que outras – lembre-se delas para a próxima vez. Espero que você consiga convencer as pessoas a falarem de maneira real e com satisfação.

Cecilia Pigg

https://pt.aleteia.org/2019/11/19/3-passos-para-melhorar-a-conversa-nos-jantares-de-familia/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »