Sábado de Aleluia marcará primeiro batizado de alunos do Colégio do Bosque Mananciais

Semana Santa Capela Unidade Bosque 2105

Cerimônia acontecerá na capela da instituição, durante a celebração da Vigília Pascal

Para três alunos e um ex-aluno do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, o Sábado de Aleluia terá um significado ainda mais especial: com idades entre 11 e 13 anos, eles serão batizados e serão os primeiros a receber esse Sacramento na Capela da instituição. A cerimônia do Batismo será durante a Vigília Pascal, na celebração das 19h. “As crianças e suas famílias fizeram catequese e formação e estão preparadas para o Batismo, que acontecerá durante o Tríduo Pascal, onde se inclui a Ressureição de Jesus e é o ponto culminante de todo o ano litúrgico”, explica o Padre Marcos Adelino Cordeiro de Lima, capelão da Unidade Bosque do Colégio. “Por ser um período tão importante para os cristãos, é também o melhor momento para a criança receber o Sacramento do Batismo”.

O Tríduo Pascal, período anterior à Ressureição de Jesus, inclui a Quinta-Feira Santa, a Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, quando acontece a Vigília Pascal. É a primeira vez que ocorre um batizado, mas a realização do Tríduo já é uma tradição no Colégio do Bosque Mananciais. As cerimônias são abertas a toda a comunidade. Na quinta-feira, às 19h30, haverá a memória da celebração do Lava-Pés de Jesus, com a participação dos alunos que se preparam para a Primeira Comunhão. A Cerimônia da Paixão de Cristo será às 15h da sexta-feira e a Vigília Pascal, junto com o Batismo, será às 19h do sábado.

Semana Santa Capela Unidade Bosque aluno 2015

Durante o período da Quaresma, que termina com o Tríduo Pascal, todos os alunos do Colégio receberam informações sobre a importância da Ressureição de Jesus e algumas rotinas da escola foram alteradas, como forma de respeito à orientação da Igreja Católica de guardar abstinência de carne nas sextas-feiras. As festas de aniversário e o “Dia do Hamburguer”, que são sempre nas últimas sextas-feiras do mês, aconteceram nas quintas-feiras. No último dia da semana, durante esse período, a carne vermelha foi excluída do cardápio dos pequenos. “São pequenas e importantes atitudes que mostram às crianças, desde muito pequenas, o respeito aos ensinamentos de Jesus”, ressalta Padre Marcos.

A próxima cerimônia de destaque da Capela da Unidade Bosque é a Primeira Comunhão dos alunos, que será dia 17 de abril, durante o Tempo Pascal – período de 50 dias compreendido entre o Domingo de Páscoa e o Domingo de Pentecostes.

O Colégio do Bosque Mananciais possui cerca de 270 alunos desde o berçário até o Ensino Médio. Faz parte do grupo Solar Colégios, ligado à Fomento Centros de Enseñanza, da Espanha, e apresenta um projeto de educação inovador, baseado nos valores cristãos, na família e na excelência acadêmica. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental o modelo é single sex, com uma unidade para as meninas – Mananciais – e uma unidade para meninos – Bosque.