Opinião: “Vivenciar o ensino médio em uma escola só de meninas nos fez jovens com fome de sucesso e nos deu confiança e motivação.”

By Morgan Wahler | April 3, 2017 12:09am

Quando meus pais me disseram que eu estava sendo matriculada, no ensino médio, numa escola só de meninas, eu pensei que era um desastre. Como eu iria sobreviver quatro anos sem os meninos ?

Em nosso primeiro ano, minhas colegas e eu, ainda estávamos acostumadas ao ambiente da coeducação, mas a maioria de nós estava tranquila. A pergunta mais frequente era “como podemos conhecer rapazes?”

No último ano, a nossa necessidade de aprovação masculina e de conseguir um namorado diminuíram e nossos objetivos estavam mais orientados para a realização pessoal.

Agora, olhando os tempos do ensino médio pelo espelho do retrovisor, eu posso dizer com confiança que uma escola só de meninas que enfatiza o feminismo ajudou a desenvolver minha “voz” e minha fortaleza.

Acredito que a minha experiência em uma escola single-sex foi muito diferente do que teria sido o ensino médio em um ambiente misto. Ainda que tenha certeza que a educação single-sex não é para todos, esta escola foi o melhor ambiente acadêmico e social para o meu desenvolvimento pessoal.

Deixar os meninos fora da “equação” encoraja as meninas a ter uma voz mais forte na sala de aula. Eu me senti com mais confiança para falar em sala de aula e mais animada a compartilhar minhas ideias. Minha autoconfiança cresceu desde o ponto de vista acadêmico e eu achei que tínhamos aulas mais avançadas do que os amigos que estavam em escolas mistas. Quanto à amizade, nós passamos juntas momentos importantes de nossas vidas e criamos um vínculo que também reforçou a minha autoestima.

Vivenciar o ensino médio em uma escola só de meninas nos fez jovens com fome de sucesso e nos deu confiança e motivação. Educação single-sex deu-me voz e fortes sentimentos em relação a igualdade de oportunidades para todos.

Ler completo em: http://www.upbeacon.com/article/2017/04/opinion-wahler- all-girls-school

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »