screenshot_20210503-102201_google-768x881

Irmãos e irmãs: como ajudar nossos filhos serem cúmplices (para melhor)

O papel dos pais é essencial na construção da cumplicidade entre os filhos. Essa cumplicidade, às vezes natural, precisa ser mantida e cultivada

Diálogo noturno entre Alice e seu filho de 2 anos, que acaba de se tornar um irmão mais velho: “É uma alegria, mamãe. – “O que é uma alegria, Louis? – Que ela seja minha irmãzinha!”. Emocionada, a jovem mãe pega o filho nos braços e os dois olham para o bebê adormecido. “Imediatamente pensei que isso já estava ganho, que meus filhos se entenderiam maravilhosamente bem, que seu amor um pelo outro já estava contido no germe dessa primeira declaração de amor”.

Este relacionamento fraterno nascente está preenchido com uma carga simbólica para Alice. “Para mim, nada é mais importante do que a harmonia entre irmãos. Eu mesma sou muito próxima das minhas irmãs, compartilho com elas minhas mais belas lembranças de infância”. Dana Castro, psicoterapeuta e psicóloga clínica, autora de Frères et sœurs, les aider à s’épanouir (“Irmãos e irmãs: ajudando-os a desenvolver-se”) – uma riqueza de bons conselhos – aponta que, para muitos pais, a harmonia familiar é um motor importante. “Eles têm na mente uma imagem tradicional e inocente dos irmãos e irmãs conversando num ambiente muito agradável junto à lareira. Os pais atribuem a si próprios este papel de fazer todo o possível para manter a harmonia fraterna e fazer nascer o amor entre os seus filhos”.

No entanto, a realidade é muito mais complicada. Alice, obviamente, não demorou a perceber: a ternura e os gestos de compartilhar se misturam ao ciúme, as grandes ou pequenas brigas, ao choro … “É universal, há altos e baixos nas relações entre irmãos e irmãs”, insiste Dana Castro. A psicoterapeuta especifica que “além disso, deve-se ter cuidado com a harmonia perfeita, idílica e plana. Isso pode estar levando um dos filhos a se sacrificar para manter o equilíbrio desejado pelos pais!”

O essencial é fazer todo o possível para não piorar as rivalidades

Para Dominique, pai de cinco filhos, a harmonia é inevitavelmente relativa, “faz parte da aprendizagem do desacordo, de encontrar pontos comuns”. Aprendam a conviver, a formar esta primeira célula da sociedade que se prepara para a vida adulta, a ceder, perdoar, a partilhar … Estes valores essenciais da vida em comunidade aprendem-se desde a primeira infância, na célula familiar. A gama de emoções extremas vivenciadas nos irmãos, sem dúvida, os prepara para a vida emocional futura.

Esta preparação é tanto mais eficaz quanto “os filhos não podem escolher ser irmãos ou irmãs”, lembra Dominique. “Eles experimentam muito rápido e muito em breve o direito de não estar de acordo, de bater uns nos outros, mas sua condição de irmãos e irmãs é incondicional e inalienável. Isso permite que os filhos testem entre os irmãos coisas que não ousariam fazer com os amigos, tanto as boas como as más”. A relação fraterna é cheia de contradições e ambivalências: é amada e temida, há amor e sofrimento, ternura e inveja …

O papel dos pais à frente desta sociedade em miniatura é delicadamente definido, exige adaptações permanentes e uma estrutura rigorosa, “algo que os filhos precisam absolutamente para crescer”, sublinha Dana Castro. O essencial é fazer todo o possível para não piorar as rivalidades: não mostrar preferência, adaptar-se às necessidades de cada um, distribuir as responsabilidades de forma equilibrada, distribuir igualmente o tempo entre os filhos, etc.. Na verdade, os conflitos entre irmãos e irmãs muitas vezes resultam de um sentimento de injustiça. Embora os pais prefiram algum dos filhos, por razões de carácter e afinidade, têm sempre de compensar com os outros filhos tendo momentos especiais de privilégio. Isso implica ter uma visão honesta e lúcida de nosso relacionamento com nossos próprios filhos.

Ser “guardiães do vínculo de amizade”

O papel dos pais é fundamental, principalmente quando os filhos não se entendem de jeito nenhum, o que pode acontecer: “Neste caso, não se pode obrigar aos irmãos e irmãs a se amarem, mas é fundamental manter um equilíbrio familiar”. Géraldine, mãe de quatro filhos, diz que seus dois filhos, o mais velho e o terceiro, nunca tiveram muita cumplicidade. “Nosso filho mais velho gosta de transmitir, ficar com os irmãos mais pequenos, brincar com eles … exceto com o irmão mais novo. Ele nunca mostrou seu Lego ou seu Playmobil. Tem sido um grande sofrimento para o irmãozinho pequeno”.

A mãe não hesitou em intervir nas relações, convidando o mais velho a passar um tempo a brincar um pouco com o seu irmão, quando a sua tristeza já era insuportável. Também incentivou o mais jovem a exigir um pouco menos de seu irmão mais velho. “Sempre tentei encontrar as palavras para traduzir a cada um deles os sofrimentos e expectativas uns dos outros”. Hoje essa estratégia valeu a pena: Géraldine observa que quanto mais velhos seus filhos ficam, mais terreno comum eles encontram. “Jamais devemos desistir”, valoriza esta mãe para quem o essencial não é primeiro que o grupo de irmãos e irmãs seja harmonioso, mas que cada um dos seus filhos “se desenvolva plenamente como indivíduo”.

Dana Castro identifica assim um papel primordial de “correia de transmissão” nos pais, que asseguram que o vínculo nunca seja quebrado entre os filhos. Os adultos são, portanto, os “guardiães do vínculo de amizade”. Eles passam informações importantes, dão aos filhos as chaves para entender um irmão ou irmã e ajudam cada membro da família a encontrar suas próprias soluções e ajustar suas atitudes.

Criar momentos de solidão para cada um

Apesar de tudo, é preciso encontrar uma medida justa e não intervir sistematicamente em conflitos ou mal-entendidos entre irmãos. Anne-Sophie e seu marido decidem não se posicionar como árbitros quando seus filhos discutem: “Nós os deixamos lidar com isso se não vierem até nós. Aprendem assim a encontrar por si próprios uma solução para o conflito que os confronta”. Os únicos limites absolutos são nenhuma violência ou insultos.

Quando as disputas são muito frequentes, Ludivine organiza “dias de deserto”: as crianças terão que passar um dia brincando sozinhas. É uma oportunidade de recarregar as baterias e sentir a ausência de um companheiro para brincar. “Elas se recuperam muito rapidamente sozinhas”, confirma esta mãe. No caso de Aliénor, ela não espera que os conflitos imponham diariamente alguns momentos de solidão a seus três filhos mais velhos. “Eu ensino em casa, então as crianças ficam juntas permanentemente. Contribui muito para a construção da fraternidade, mas também exige que tenham momentos para si, principalmente no caso da minha filha mais velha, que precisa de mais tranquilidade”.

Essa jovem mãe também presta atenção para que cada filho tenha sua própria atividade e encontre tempo para fazer seus próprios amigos.

No entanto, o problema das brigas é mais espinhoso quando chega a adolescência e as personalidades mudam. “Não é muito grave que as crianças briguem, depois não se lembram de nada”, diz Alexandra. “Por outro lado, é aconselhável acompanhar mais os idosos”. Essa mãe de sete filhos entre 24 e 7 anos lembra de um verão em que havia rivalidade permanente entre os dois mais velhos, em plena adolescência. “As refeições eram insuportáveis. Acabei propondo outro horário de refeição, para que não se vissem! Isso salvou as férias”. Às vezes você tem que saber separar os combatentes.

Uma cumplicidade para cultivar entre irmãos

O papel dos pais é fundamental na paciente e delicada construção da cumplicidade entre os irmãos. Essa cumplicidade, às vezes natural, precisa ser mantida e cultivada. Anne-Sophie repete constantemente para os filhos que “os irmãos são um tesouro do qual devem cuidar”. Os jogos de tabuleiro nesta família são um recurso formidável para se divertir: “Temos preferência pelos jogos colaborativos e, quando não o são, inventamos regras para terminar o jogo de forma que incentivem as crianças a formarem uma equipe e que tudo o mundo possa ir até o fim”.

Na casa de Alexandra, como na casa de Aliénor, o que prevalece é a ajuda mútua. Alexandra incentiva os mais velhos a ajudar os mais pequenos com as suas lições de casa. Aliénor não hesita em delegar certas tarefas: “Quando uma criança me pede algo, começo por sugerir que peça a sua irmã ou irmão. Eu incentivo a colaboração com um pequeno elogio como ‘Sua irmã precisa de seus braços fortes, você pode ajudá-la?’” Marie, por sua vez, organiza dias do “anjo da guarda” durante os quais cada um de seus filhos escolhe aleatoriamente e secretamente o nome de um de seus irmãos e deve prestar-lhes favores com a maior discrição. Organizar momentos excepcionais – como um passeio na montanha ou um sorvete na praia – permite também às crianças partilhar lembranças que enriquecem a sua cumplicidade.

Finalmente, a oração é um momento privilegiado para pedir perdão a alguma irmã ou irmão, para rezar pelo aniversário de alguém ou pela recuperação do irmãozinho que está de cama devido a uma doença …. A oração é um fundamento essencial para o família, esta igrejinha que é intrinsecamente o lugar da fraternidade.

Edifa 

https://pt.aleteia.org/cp1/2021/01/12/irmaos-e-irmas-como-ajudar-nossos-filhos-serem-cumplices-para-melhor/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »