Blog


I Congresso Brasileiro de Educação Personalizada foi um sucesso. Confira!

06 nov 0 Artigos

Nos dias 20 e 21 de outubro, em São Paulo, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Educação Personalizada, organizado pela Solar Colégios em parceria com a FecomercioSP.

O evento possibilitou a reflexão sobre a proposta de Educação Personalizada, discutindo seus fundamentos teóricos e algumas estratégias que auxiliam na personalização do processo de ensino-aprendizagem.

Os participantes oriundos de várias cidades brasileiras, desde Porto Alegre até Brasília, passando por Rio de Janeiro e Belo Horizonte, totalizaram 180 pessoas.

O Congresso contou, entre outros, com a participação do Prof. Juan Javaloyes, um importante teórico sobre o tema da educação personalizada; da Profª. Lilian Bacich que refletiu sobre o uso de tecnologia como forma de personalização e do Prof. Fábio Bertato, da Unicamp que aprofundou no conceito de pessoa, como fundamento do fazer pedagógico.

“Estamos recebendo um feedback muito positivo sobre o Congresso, ainda que tenhamos consciência de que sempre podemos melhorar. Consideramos que atingimos o objetivo de suscitar o debate e divulgar com mais força a proposta da Educação Personalizada”, comentou Ana Cláudia Oliveira, da Solar Colégios.

“Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a fala do palestrante Juan Javaloyes em que é preciso buscar a excelência de cada pessoa. Pois cada um é um, todos são diferentes. É importante aqui o papel do professor, o que me fez refletir sobre o meu papel como professora”, disse uma das participantes.

Segundo João Pignataro, Gestor da escola infantil Navegantes, em Londrina, “o impacto do evento sobre nós, nossas professoras e sobre a sociedade será muito positivo, pois nesse movimento frequente de contracultura, contra valores, que se observa em nossos dias, ressaltar que a Educação Personalizada é uma escolha nossa e dos pais que leva à cultura, aos valores, a um plano pessoal, é fazer-nos ‘revolucionários’.”

“Foi maravilhoso e tenho certeza que todos saímos renovados e animados a continuar com todo empenho no nosso trabalho de formar pessoas livres, fortes e felizes!”, concluiu Dora Porto, Diretora do Colégio Vita, em São Paulo.

O próximo congresso está previsto para 2019, no Rio de Janeiro.

Confira algumas fotos do evento: