Blog


Formar líderes é ajudar na descoberta da própria vocação

21 nov 0 Artigos . Atualidades

“Formar líderes é ajudar na descoberta da própria vocação” 

Professor Marins volta a Curitiba e fala a 230 pessoas sobre a importância de pais e escola para formar pessoas que saibam o que querem 

O renomado antropólogo e escritor Luiz Almeida Marins Filho, o Professor Marins, voltou a Curitiba na noite desta quinta-feira (16) e empolgou um público de mais de 230 pessoas com a palestra “Escola e Pais Unidos para Formar Lideranças”. Esse foi o tema da segunda edição do ciclo de palestras “Lideranças do Amanhã | Formando os Líderes das Próximas Gerações”, promovido pelo Colégio do Bosque Mananciais e aberto ao público. “Com certeza vou aplicar vários dos ensinamentos que aprendi aqui na convivência com meus filhos”, disse Rita Lima, mãe de um casal, de 16 e de 13 anos.

Marins, autor de mais de 30 livros e consultor na área de formação de lideranças, ressaltou que o grande desafio do século XXI é justamente a arte de se formar um líder verdadeiro. “Quem não aprende a negociar não aprende a ceder e ceder faz parte do processo para formar um líder”, afirmou. Segundo ele, o trabalho de família e escola tem que ser feito em conjunto, desde cedo, com foco na formação de pessoas que conheçam sua vontade, sua vocação e saibam o que querem. Ele listou os valores que devem alicerçar a formação dos líderes em qualquer atividade e que foram defendidos em pesquisas com jovens do mundo todo: família, trabalho, estudo e religião. “Ninguém chega ao pódio sozinho, então o maior atributo de um líder é a humildade”, ressaltou Marins.

Lideranças do Amanhã é promovido pela Associação de Pais do Colégio do Bosque Mananciais e conta com conferências bimestrais com grandes nomes do mundo corporativo, jurídico e político. O objetivo é proporcionar reflexões a pais e educadores sobre como o processo educacional protagonizado por família e escola pode ser o elemento central para a formação de lideranças aptas a conduzir o País com responsabilidade, competência e seriedade. Em função desses objetivos, nenhum dos palestrantes cobra cachê pela sua participação.

A primeira edição ocorreu em setembro, com o headhunter e executivo de Gestão do Capital Humano Bernt Entschev. A  conferência com o Professor Marins foi a última deste ano do Lideranças do Amanhã. A partir de fevereiro de 2018 o evento reinicia e o palestrante será Alceu Ântimo Vezozzo, Fundador e Presidente da Rede Bourbon de Hotéis & Resorts – que estava presente na palestra do Professor Marins. Também já confirmaram participação nas próximas edições: Ives Gandra Martins Filho, Ministro e Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Ana Amélia Cunha Pereira Filizolla, diretora da Unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e Carlos Alberto di Franco, Colunista e consultor do jornal O Estado de S. Paulo.