Screenshot_20210913-080755_Google

Faça estas 2 perguntas aos seus filhos todos os dias

Ensine as crianças a procurarem maneiras de ajudar e ser gratas, e mantenha toda a família focada no que mais importa

É muito difícil ser mãe/pai. As pequenas distrações e pequenos problemas são infinitos, e é fácil esquecer o propósito por trás de tudo isso. É por isso que eu tenho duas perguntas que faço aos meus filhos todos os dias, como forma de manter nossa família focada no que é mais importante.

O quadro geral de ser mãe/pai é progredir em direção ao Céu, a meta de toda a nossa vida terrena. É nosso trabalho como pais criar filhos cujos olhos estão fixos nessa intenção eterna. Mas para muitos de nós, é raro ter a chance de recuar e pensar se estamos orientando nossos filhos para essa missão.

Eu estava me sentindo atolada pelas demandas cotidianas há alguns meses e sabia que precisava fazer algo diferente. Eu queria encontrar uma maneira de tornar essa missão parte de nossas vidas cotidianas. Então, tirei um tempo para pensar sobre isso, e me vieram essas duas perguntas.

Essas perguntas ajudam a manter todos nós conscientes do quadro geral de nossa vida na terra. Ao fazer-lhes todos os dias, e tornando essas perguntas parte da nossa cultura familiar, sinto-me mais confiante de que estou criando meus filhos com foco no que mais importa.

Espero que possam ajudá-la(o) também! Tente fazer essas perguntas aos seus filhos todos os dias por uma semana ou duas e veja se você percebe uma mudança sutil para melhor. Essas perguntas treinam as crianças a procurarem chances de ajudar e serem gratas todos os dias, e isso torna toda a família mais feliz e o lar mais tranquilo.

1. Como você ajudou hoje?

Todos os dias, pergunto aos meus filhos o que eles fizeram naquele dia para ajudar outra pessoa. Servir os outros é uma das características de ser cristão. Fazer esta pergunta lembra meus filhos de procurar maneiras de servir os outros, e os atos de serviço os tornam mais parecidos com Cristo.

Muitas vezes, esses atos de serviço são coisas muito pequenas. Pode ser compartilhar um brinquedo com um irmão, fazer um lanche para uma criança mais nova, ajudar a fazer o jantar, organizar os brinquedos ou ajeitar as coisas que estão espalhadas. Mas são essas “pequenas coisas com grande amor” que se somam a uma vida inteira de santidade.

Se há uma coisa que eu quero que meus filhos sejam é “homens e mulheres para os outros”, e não egoístas e autocentrados. Servir os outros é o que dá sentido e propósito à vida.

Meu “quadro geral” como mãe é criar pessoas que buscam oportunidades para servir aos outros, todos os dias, de todas as maneiras. Quando faço essa pergunta, sei que esse foco no serviço está sendo ensinado e reforçado em nossa casa.

2. O que você quer agradecer a Deus hoje?

Está bem documentado que agradecer todos os dias realmente nos deixa mais felizes. Pesquisas confirmam o que muitos de nós já sabíamos.

Na pesquisa em psicologia positiva, a gratidão está forte e consistentemente associada a uma maior felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes.

Os benefícios da gratidão diária são uma das razões pelas quais encorajo meus filhos a agradecer todos os dias. Mas também faço valer esse hábito porque fortalece o relacionamento deles com Deus.

Esta pergunta lembra aos meus filhos que todas as coisas boas vêm de Deus, e que o agradecimento é devido a Ele por todas essas bênçãos. É bom para todos nós aproveitarmos esse tempo para pensar nas bênçãos de cada dia e agradecer por elas.

Essas perguntas são bastante simples. Mas ao longo do tempo, as crianças recebem uma mensagem consistente: “Dê graças a Deus por todas as coisas boas que você tem. Então compartilhe as bênçãos que Deus te deu servindo aos outros com seu tempo e seus talentos.”

É uma mensagem que rezo para que eles levem consigo por toda a vida. Minha esperança é que fazer essas perguntas todos os dias construa hábitos de caridade e gratidão, para que meus filhos centrem suas vidas nessas virtudes a longo prazo.

Theresa Civantos Barber

https://pt.aleteia.org/2021/09/09/faca-estas-2-perguntas-aos-seus-filhos-todos-os-dias/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »