screenshot_20200519-101927_google

Como manter a internet segura para seus filhos durante a quarentena

Com as crianças e adolescentes expostos ao computador o tempo todo, cuidados devem ser redobrados

Durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia, as crianças e adolescentes estão em casa o tempo inteiro, e fica mais difícil controlar o tempo que elas passam navegando na internet, até por que isso tende a deixar os pais mais livres para realizar outros afazeres, domésticos ou não, afinal é impossível passar o tempo todo sentado ao lado dos filhos. E agora eles dependem do acesso ao computador para acompanharem o conteúdo e realizarem as tarefas da escola. Portanto, a supervisão dos pais pede cuidados redobrados.Algumas noções básicas:

Diálogo

É preciso expor para a criança a necessidade de ela ser transparente quanto ao conteúdo que acessa online, assim como explicar os riscos a que ela está sujeita online. Ensine os tipos de site que elas não devem visitar.

Área comum

Fica mais difícil controlar o que a criança ou adolescente acessam quando estão trancados no quarto com o computador. Com a máquina instalada na sala, no corredor ou em alguma área de transmissão da casa, ela se sente mais inibida de acessar certos conteúdos.

Pegue pela mão

Assim como os filhos são ensinados por anos a andar na rua com um responsável, o mesmo vale para a internet. Navegue com ela, dê dicas de segurança de acordo com os sites em que entram.

Não falar com estranhos

Você não ensina os seus filhos a não conversarem com estranhos? O mesmo vale para sites da internet ou para as redes sociais. Explique o que é cyberbullying e como a criança pode identificar se está sendo vítima. Também alerte quanto ao tipo de conteúdo que elas podem compartilhar e receber amigos.

Classificação etária

Grande parte do tempo que os jovens passam online é jogando o universo de jogos disponíveis na internet. Muitos, no entanto, não são indicados para crianças nem para adolescentes. Cheque a classificação etária dos jogos de que eles gostam. O mesmo vale para sites, como de marcas de bebidas.

Configurações de privacidade

Sites de conteúdo, de compartilhamento e redes sociais oferecem inúmeras opções de sigilo, privacidade e acesso à sua máquina. Certifique-se de que todas as notificações estejam desabilitadas e que as configurações dos seus filhos são as mais privadas possível.

Informações sigilosas

Explique para eles como nunca devem clicar em ícones de dados bancários e de pagamentos em geral, muito menos fornecer dados. Endereço, telefone, números de documentos, horários e a rotina da família e ícones de localização também devem ser privados.

Filtros de conteúdo são aliados

Acessando as configurações do seu navegador é possível instalar filtros de conteúdo que podem impedir o acesso a conteúdos prejudiciais, o que ajuda a educar seu filho sobre que tipo de página devem ou não visitar.

Octavio Messias 

https://pt.aleteia.org/2020/05/18/como-manter-a-internet-segura-para-seus-filhos-durante-a-quarentena/

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »