Anais do 5º Congresso Latino Americano de Educação Single-Sex

Temos o prazer de apresentar-lhes os Anais do 5º. Congresso Latino Americano de Educação Single-Sex – “Os grandes desafios da Educação no Século XXI”. O Congresso foi organizado pela Solar Colégios em parceria com a Rede Alced.

A Solar Colégios tem por finalidade promover, manter, coordenar e desenvolver atividades educacionais, culturais, científicas e de assistência social.
Hoje, Solar Colégios presta assessoria pedagógica a 12 colégios no Brasil, todos eles, fruto da iniciativa de pais comprometidos com a educação de seus filhos.

O projeto educacional da Solar promove a Educação Personalizada, uma concepção pedagógica idealizada pelo professor Victor Garcia Hoz, que se fundamenta no conceito de pessoa, entendida em sua unidade e totalidade. Entre outras ferramentas para atingir esse resultado está a Educação Single-Sex a partir do Ensino Fundamental I.

Atualmente já são muitos os países que optaram por essa forma de organização escolar, pelas vantagens acadêmicas e sociais vinculadas a ela. Os colégios de meninas e meninos têm os mesmos objetivos pedagógicos, programas curriculares e ferramentas didáticas. Numerosos estudos indicam que a educação single-sex traz importantes benefícios pedagógicos tanto para meninas como para meninos. Quando o ensino adapta-se à forma peculiar de aprendizagem de cada sexo, a igualdade de oportunidades se converte em uma possibilidade mais real.

Esta foi a motivação de organizar o 5º Congresso: oferecer um espaço para debates sobre a educação single-sex, através de um encontro científico. Dirigido a educadores, gestores e pais interessados no conhecimento da proposta de educação personalizada, todos puderam encontrar interessantes respostas nesse novo enfoque da educação.

O Congresso também atingiu seu objetivo de tornar mais conhecido no Brasil esse modelo inovador e moderno que tanto contribui, em vários países, para solucionar muitos problemas da educação contemporânea.

Além disso, o Congresso foi uma ótima ocasião de reforçar a rede da América Latina de educação single-sex pela participação de pessoas de diversos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os trabalhos aqui publicados recobrem vários eixos temáticos e são de diferentes naturezas: conferências, comunicações orais e experiências.

Esperamos que esses Anais, ora colocados à disposição de todos os interessados, proporcionem uma ampla difusão do conhecimento científico sobre a Educação Single-Sex e contribuam para a ampliação de redes de pesquisa e para o intercâmbio entre pesquisadores.

Clique aqui para acessar o arquivo.

Artigos Recentes

Três dias para ver

Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da

Leia mais »

A Educação da Vontade

A educação da vontade e atividade intelectual A educação da vontade como uma atividade intelectual requer muita disciplina, perseverança e estudo. Há na literatura diversas obras

Leia mais »

Família é solução

Estudos mostram que crianças criadas fora do casamento estão mais propensas a abandonar a escola, usar drogas e envolver-se em violência. O Child Trends, um instituto

Leia mais »

Educar nas virtudes

Muito se fala hoje em dia no meio empresarial em qualidade total, em busca da excelência em tudo o que se propõe a fazer. E

Leia mais »

Os responsáveis pela educação

Quando os educadores analisam as diferentes condições socioeconômicas das famílias brasileiras, pesquisas demonstram que existem dois tipos de família: o grupo de classe média e

Leia mais »