79,8% das meninas concluíram o Ensino Fundamental até os 16 anos em 2014

Dado da Meta 4 do Todos Pela Educação ajuda a entender as desigualdades de gênero no sistema educacional

solarAs mulheres concluem em maior número as etapas da Educação Básica no Brasil. No Ensino Fundamental, enquanto 79,8% delas terminam até os 16 anos, somente 67,5% dos homens concluem a etapa. A média da população brasileira nessa faixa etária é de 73,7%. No Ensino Médio, a situação se repete: a taxa de conclusão até os 19 anos cai para 63%, mas ainda é superior à masculina (50,6%,) e à da população geral (57,7%).

Quando se observa a escolaridade média da população entre 18 e 29 anos, as mulheres também estão acima da média nacional: 10,3 anos de estudo contra 10 anos. Os homens registram 9,6.

Os dados são importantes para a discussão da equidade de gêneros que costuma tomar conta anualmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Além disso, são informações importantes para que o Brasil cumpra

Exatas
A fraca presença de mulheres nas carreiras da área de exatas também vem provocando debates há alguns anos. Um levantamento do Todos pela Educação do ano passado, com base em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), revela que somente 7,2% das meninas terminaram o Ensino Médio com desempenho adequado em matemática.

Para os meninos, o índice foi de 12,7%; uma diferença de 5,5 pontos percentuais. Os dados são de 2013. A diferença vem caindo: em 2011, era de 6,3 pontos. Mas a distinção de gêneros ainda é marcante e passa por questões internas e externas ao ambiente escolar.

Dados reunidos pelo Instituto Unibanco também reforçam esse quadro de desigualdades, inclusive no mercado de trabalho – como se sabe, os salários das carreiras que mais concentram mulheres são, em média, menores.

 Fonte: Todos Pela Educação