A Solar Colégios é uma instituição sem fins lucrativos e foi fundada em 2012 com o objetivo de difundir a prática da Educação Personalizada no Brasil.

Nossa Missão

A missão da Solar Colégios é promover e assessorar colégios e iniciativas educacionais impulsionados por famílias que buscam educar seus filhos para a excelência acadêmica, com uma visão transcendente do ser humano e de acordo com a proposta da Educação Personalizada.

Nossa Visão

Buscamos ser referência nacional na promoção e assessoria de colégios e iniciativas educacionais em Educação Personalizada.

Nossos Valores

Nosso trabalho está pautado pelos seguintes valores:

Profissionalismo
Integridade
Transcendência
Consciência social

Idealizada por Víctor García Hoz (1911-1998), a proposta da Educação Personalizada vê o aluno no centro da tarefa educativa como um ser pessoal e único; isso implica em práticas educacionais que promovam a liberdade do aluno, valorizando sua criatividade e fomentando um sadio pensamento crítico.

Nossos Diferenciais

Sabemos que, quando damos uma boa base na formação humana, nossos alunos alcançam excelentes resultados na vida acadêmica.

Queremos que nossos alunos se tornem boas pessoas e bons profissionais, que saibam enfrentar o futuro com responsabilidade e espírito colaborativo. Por isso, realizamos um trabalho de desenvolvimento das virtudes humanas, tais como sinceridade, ordem, solidariedade, alegria, fortaleza, etc.

A preceptoria é uma conversa periódica entre o aluno e um professor designado, a partir do Ensino Fundamental. Cada estudante recebe uma atenção personalizada que o conduz a um melhor conhecimento próprio, a ser um bom estudante, a desenvolver suas capacidades, a reconhecer suas limitações e a aprender a superá-las.

Desde a Educação Infantil, os pais também conversam periodicamente com o preceptor e isso possibilita definir objetivos educativos comuns e concretizar um plano de desenvolvimento pessoal para cada filho.

Acreditamos que cada pessoa foi colocada no mundo por Deus, para ser feliz e fazer o bem. A educação integral é chamada a contemplar essa dimensão transcendente da pessoa.

Em algumas cidades, contamos com o apoio da Prelazia do Opus Dei para o fortalecimento da identidade cristã dos nossos colégios.

Uma grande ferramenta da educação personalizada é o modelo de educação single-sex, que pode ser implementada a partir do Ensino Fundamental. Atualmente, muitos países valorizam e adotam essa forma de organização escolar, pelas vantagens acadêmicas e sociais vinculadas a ela.

Naturalmente, os colégios femininos e masculinos têm os mesmos objetivos acadêmicos e formativos, de acordo com a legislação do país, sempre oferecendo ao corpo discente uma educação de qualidade.

No Brasil, a Solar Colégios é a representante de Fomento de Centros de Enseñanza, instituição que desde 1963 promove colégios de Educação Personalizada.

Saiba mais sobre a Educação Personalizada

CONHEÇA O

NOSSO TIME

Conselho Administrativo