Formação Acadêmica

Com uma permanente atualização dos professores e contínua avaliação dos conteúdos, nos empenhamos na formação de nossos alunos, para que sejam boas pessoas e venham a ser bons profissionais, que saibam enfrentar o futuro com responsabilidade pessoal e espírito colaborativo.

Em cada nível educativo, os conteúdos são explorados em profundidade, de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades que propiciem os melhores resultados no presente e no futuro.

Na Educação Infantil, oferecemos à criança um ambiente de aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de seu potencial cognitivo, aproveitando os períodos de maior plasticidade neurológica e psicológica, quando o conhecimento do mundo que a rodeia é adquirido com maior rapidez, naturalidade e satisfação. Estimulamos também um bom desenvolvimento psicomotor, visando um melhor desempenho na escrita e na leitura.

Na educação Fundamental, temos como principal objetivo o desenvolvimento da capacidade leitora, do pensamento lógico e da reflexão crítica.

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, incentivamos o sentido estético, as habilidades socioemocionais dos alunos e oferecemos inglês diário, na modalidade de imersão, que possibilita a aquisição do idioma, de forma natural e fluente.

Estratégias de personalização

Uma importante estratégia para a Educação Personalizada, a preceptoria é uma conversa periódica que o(a) aluno(a) têm com um professor determinado.

Cada estudante recebe uma atenção personalizada que o conduz a conhecer-se, a desenvolver ao máximo suas aptidões, a aceitar suas dificuldades e aprender a superá-las e a desenvolver virtudes pessoais e sociais. O papel do preceptor é orientar e acompanhar o aluno nesse processo.

Também os pais conversam periodicamente com o preceptor e, especialmente na Educação Infantil, isso possibilita definir objetivos educativos comuns.

Outra grande ferramenta é a educação single-sex, implementada a partir do Ensino Fundamental. Atualmente, muitos países valorizam e adotam essa forma de organização escolar, pelas vantagens acadêmicas e sociais vinculadas a ela. Naturalmente, os colégios de meninas e meninos têm os mesmos objetivos acadêmicos e programas curriculares.

No contexto da educação personalizada, a criação de ambientes single-sex implica uma consideração especial das práticas educativas orientadas a educar e promover a liberdade do(a) aluno(a), a melhorar a sua criatividade, a favorecer o fortalecimento de sua personalidade e a comunicação entre todos os membros da comunidade escolar.

Identidade cristã

Acreditamos que cada pessoa foi colocada no mundo por Deus, para ser feliz e fazer o bem. A educação precisa, de alguma forma, contemplar essa dimensão transcendente da pessoa. Para criar e manter um ambiente cristão, os colégios podem solicitar o apoio da Prelazia do Opus Dei.

Sempre com o máximo respeito pela liberdade das consciências, as atividades de formação espiritual e as aulas de religião têm caráter facultativo.